Photo Brief

Home / Photo Brief

Marca não é o tapume que esconde a organização, mas o espelho que mostra quem ela é.

Jaime Troiano


Photo Brief

O Photo Brief, ou guia fotográfico da marca, é o manual que define os padrões de seleção, produção e formas de uso de fotografias na comunicação corporativa.

Quando as empresas crescem, começam também a se comunicar com maior intensidade tanto em mídias impressas quanto digitais. Essa comunicação, seja ela institucional ou publicitária, invariavelmente vem acompanhada de imagens e fotografias.

Neste momento, algumas questões se tornam frequentes entre os gestores de marketing e comunicação das empresas. Que tipo de foto devo ou não usar? Qual a tonalidade ou filtro ideal para a imagem? Que tipo de fotografia está mais alinhada ao nosso público ou posicionamento? Qual o perfil de cenário e modelo para o casting? Como escolher e tratar fotografias de um banco de imagens? Qual o enquadramento fotográfico ideal?

A falta de definição de um padrão fotográfico, nestes casos, gera três efeitos negativos para empresa:

Primeiro: dúvidas, inseguranças e erros na produção e/ou seleção de imagens para o material de comunicação, que acarreta no aumento de custos ou desperdícios de investimento.

Segundo: maior consumo de tempo e atenção dos gestores de marketing e comunicação com questões que poderiam já estar normatizadas e definidas em um simples manual de Photo Brief ou em um banco de imagens fixo para diferentes usos da empresa.

Terceiro: a falta de um padrão de identidade fotográfica da marca que potencialize os resultados dos seus investimentos publicitários, o que acarreta na perda do desempenho desta comunicação em identificar o emissor da mensagem.

Ter um Photo Brief, ou mesmo um banco de imagens definido, pode contribuir para a minimização destes problemas. Embora sejam mais comuns em empresas de grande porte, que se comunicam mais, não é algo inacessível para os pequenos e médios empresários, uma vez que o custo de produção e aquisição de imagens é muito maior do que o da definição de um manual ou guia fotográfico em si. A questão principal aqui é avaliar a real necessidade e complexidade necessárias ao Photo Brief da sua empresa.

Na Sebastiany Branding ajudamos nossos clientes na definição de seu padrão fotográfico e desenvolvimento de seu banco de imagens.